O que você pode aprender com o livro “Dobre Seus Lucros – Bob Fifer”

O que você pode aprender com o livro “Dobre Seus Lucros – Bob Fifer”

  • Posted by vdnconexoes
  • On 2 de fevereiro de 2017
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Neste post falarei sobre um dos livros que tem me inspirado ultimamente, ele é prático, direto e não exige conhecimentos técnicos/administrativos algum. Exige, tão somente, vontade de execução e quebras de paradigmas conceituais, são conhecimentos simples e rápidos de serem absorvidos!

O livro mencionado é o Dobre Seus Lucros do autor Bob Fifer (comprado por menos de R$20,00). O livro é extremamente didático e focado no perfil do chefe/líder da empresa. Não tem fórmulas matemáticas mirabolantes e nem possui ideias totalmente “inovadoras”.

Bob Fifer é pragmático e direto, em determinada passagem do livro ele descreve a sua rotina diária. Que são baseadas em 3 regras bem simples, são elas:

  • 1º – Tarefas que podem produzir novos negócios, eliminar os custos e assim aumentar a receita.
  • 2º – Tarefas que devem ser feitas para manter os negócios já existentes funcionando.
  • 3º – Todas aquelas tarefas que alguém espera (ou deseja) você deva fazer, mas que não acrescenta nada aos resultados da sua empresa.

O autor identifica que só existem dois tipos de custos o primeiro é o custo da gestão inerente e que deve sempre tentar ser reduzido, aja vista a grande tendência de se buscar escritórios móveis e enxutos mesmo em grandes corporações.

E o outro tipo de custo é o estratégico, aquele custo que ajudará a empresa na busca de novas receitas, por exemplo, marketing (que gere resultados reais) são na prática “investimentos” pois aumentam a possibilidade de geração de receitas.

Uma outra consideração que é importante e pouco ensinada nas escolas de negócios (pelo menos no Brasil), é a formação de preço, Bob Fifer defende que preço nunca deve ser calculado com a premissa do custo da produção do produto/serviço e sim com a capacidade do mercado absorver o preço que está sendo cobrado.

Ou seja, por que a Apple pode cobrar quase 100% a mais que as suas concorrentes e não é vista no mercado como “gananciosa”? Pelo contrário, detêm uma legião de fãs cada vez maiores em todos os Países do mundo. Uma estratégia fantástica de marketing e uma grande capacidade de inovar faz dela uma das maiores empresas do mundo.

Pra finalizar, o escritor termina com alguns conselhos pessoais, bem importantes em todos os tempos. “Seja Persistente”, se você detém um método no qual acredita seja teimoso e impeça qualquer pessoa de atrapalhar o seu modo de pensar e agir.

Por mais estranho que pareça o autor recomenda que você nunca deixe o trabalho como a coisa mais importante na sua vida (o trabalho deve ser visto como ocupando um importante segundo lugar, terceiro, ou quinto. Ele reforça que quem detém o “espírito leve” detém a qualidade necessária para trabalhar bem e encarar o jogo do mundo dos negócios da forma certa.

Aumentar os lucros não é uma questão de tecnologia, é uma questão de atitude. Se formos capazes de nos divertirmos nesta tarefa teremos conseguido o que poucos conseguem.

Boa sorte!

 

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